O Funcionamento do Adwords

 

Também é importante, para aumentar suas chances de conseguir bons resultados, que você conheça, além das funcionalidades, como exatamente o Google Adwords cria e publica os seus anúncios.

Com isso, você poderá atuar de maneira ainda mais estratégica, reduzir seus custos por anúncio e tornar sua campanha ainda mais direcionada.

 

Como o AdWords determina a posição dos anúncios?

Toda vez que alguém realiza uma pesquisa no Google, o AdWords realiza um leilão pela palavra-chave pesquisada. O processo determina quais anúncios serão exibidos para essa pesquisa, e em que ordem serão exibidos no resultado da busca (SERP).

Sempre que um anúncio está qualificado para ser exibido em uma pesquisa, ele passa por esse leilão de anúncios. Mas não se trata de um simples leilão, no qual quem dá o lance mais alto ganha.

Os anúncios serão classificados junto àqueles de outros anunciantes, com base na classificação do anúncio (Ad Rank), que é determinado de acordo com seu lance máximo de CPC (custo por clique) e Índice de Qualidade.

Isso significa que, caso seu Índice de Qualidade seja maior que o índice de outro anunciante logo abaixo de você, sua classificação poderá ser maior, mesmo se o lance dele for maior que o seu.

 

Resumidamente, a escolha do posicionamento funciona da seguinte maneira:

1 – Quando alguém pesquisa, o sistema do Google AdWords encontra todos os anúncios cujas palavras-chave correspondem à pesquisa.

2 – A partir desses anúncios, o sistema ignora todos aqueles que não são qualificados, como anúncios reprovados ou segmentados para um país diferente.

3 – Dos anúncios restantes, apenas aqueles com uma classificação de anúncio (Ad Rank) suficientemente elevada podem ser exibidos. A classificação de anúncio é uma combinação do seu lance com o Índice de Qualidade do seu anúncio.

 

google adwords: posição dos anúncios

 

Dessa forma, graças ao Índice de Qualidade, mesmo que os lances da concorrência sejam mais altos do que o seu, seu anúncio ainda poderá conquistar uma posição de maior destaque por um preço menor, usando a palavra-chave escolhida.

POSIÇÃO DE UM ANÚNCIO = (preço máximo por clique) X (índice de qualidade da palavra-chave que disparou o anúncio).

Como o processo de leilão é repetido a cada pesquisa no Google, cada leilão pode ter resultados potencialmente diferentes, dependendo da concorrência do momento. Desse modo, é normal observar alguma oscilação na posição do anúncio na página e na possibilidade de exibição do anúncio.

Índice de Qualidade?

Como foi explicado anteriormente, o Índice de Qualidade faz com que o AdWords funcione de maneira mais justa com quem oferece anúncios realmente relevantes para as pessoas.

Trata-se de uma estimativa da qualidade dos anúncios, das palavras-chave e da Landing Page (página de destino).

google adwords: análise de palavra-chave

 

Componentes do Índice de Qualidade

google adwords: índice de qualidade

Os componentes do Índice de qualidade são:

  • CTR (taxa de clique);
  • Relevância do anúncio;
  • Experiência na Landing Page ou página de destino.
CTR – Click-through rate (taxa de cliques)

Para calcular o Índice de Qualidade, o Google avalia o CTR (Click-through rate) da palavra-chave que disparou o anúncio, ou seja, o número de vezes em que o anúncio foi clicado (cliques) dividido pelo número de vezes que o anúncio apareceu para alguém (impressões). Acredita-se que o CTR é o fator que mais possui força no Índice de Qualidade.

A ideia é que, se o anúncio recebe muitos cliques em relação a outros, provavelmente ele é mais relevante que os demais.

Relevância do anúncio

A relevância do anúncio indica o valor de sua palavra-chave em relação à mensagem do anúncio. Um exemplo simples: alguém fez uma pesquisa no Google com uma palavra-chave qualquer e encontrou um anúncio coerente com a pesquisa, pois continha a palavra-chave pesquisada e mais informações. Esse anúncio possui relevância.

Existem três status de relevância: acima da média, na média ou abaixo da média.

Obviamente, um status na “média” ou “acima da média” indica que a relevância do anúncio está boa em relação à palavra-chave, em comparação com todas as outras palavras-chave no Google AdWords.

Mas um status “abaixo da média” indica que o anúncio ou a palavra-chave podem não estar claros o bastante ou até mesmo que o grupo de anúncios contenha muitos tópicos.

Landing Pages (páginas de destino)

As páginas de destino, comumente conhecidas como Landing Pages, possuem muita importância no Índice de Qualidade dos anúncios, e esse peso vem aumentando com o passar do tempo, já que o uso de smartphones para realizar buscas exige que essas páginas tenham uma boa usabilidade em dispositivos móveis.

De maneira resumida, quando uma pessoa acessa uma página através de um anúncio, ela tem uma expectativa. Se a expectativa não é alcançada, provavelmente ela rejeitará a página e voltará ao Google para realizar uma nova pesquisa.

A “Experiência na página de destino” se refere à opinião do Google sobre o grau de positividade da experiência do usuário ao chegar a sua Landing Page (a página da Web para a qual ele é direcionado depois de clicar no seu anúncio).

A experiência da Landing Page não afeta apenas seu Índice de Qualidade, mas também a classificação do anúncio e os custos de publicidade.

 

Como o Google calcula o valor do CPC?

Agora que compreendemos como o Google AdWords define a posição dos anúncios e quais são os fatores envolvidos nesse processo, vamos avaliar como é determinado o custo dos cliques e como o Google relaciona os fatores descritos anteriormente para gerar o custo real que será cobrado.

Para exemplificar, usaremos os anunciantes Super-Homem, Homem-Aranha, Batman e Homem de Ferro. Todos estão anunciando no AdWords, utilizando o mesmo Lance (CPC máximo) de R$2,00:

 

google adwords: valor do CPC

 

No exemplo, o anunciante Super-Homem está na primeira posição, por possuir a melhor classificação (Ad Rank), seguido do anunciante Homem-Aranha.

Como o lance de ambos é o mesmo (R$2,00), o AdWords utilizará a seguinte conta para definir o custo por clique real para o anunciante Super-Homem:

google adwords: valor do CPC

Dessa forma, por mais que o lance de todos os anunciantes sejam o mesmo, apenas quem possui o melhor Índice de Qualidade poderá usufruir de um CPC mais barato.

Mais Posts Interessantes.

Reações no Facebook agora são mais importantes do que curtidas

Um ano após o lançamento das reações no Facebook, uma mudança no algoritmo da plataforma vai...

Como e porque fazer um calendário de Mídias Sociais

COMO E POR QUÊ FAZER UM CALENDÁRIO DE MÍDIAS SOCIAIS?   Criar e gerenciar uma estratégia de...

Google Adwords Parte 2: Conhecendo o Google Adwords

Conhecendo o Google Adwords A melhor maneira de utilizar todos os recursos disponíveis na...