Anúncios

 

Após a criação de um grupo de anúncios, o próximo passo é criar um anúncio:

Links Patrocinados grupo anúncios

Conforme comentado anteriormente, o padrão dos anúncios mudou. Agora, cada anúncio de texto tem dois títulos, um espaço maior para a descrição, a url final e um caminho, onde podem ser usadas palavras-chave para completá-lo.

 

Boas práticas na hora de criar um anúncio:

  • Destaque os diferenciais: Frete grátis? Promoção exclusiva? Fale sobre os produtos ou serviços, seus preços, exponha as ofertas. Normalmente as pessoas usam o Google para decidir algo, portanto, isso pode ajudá-las a tomar uma decisão.
  • Utilize CTAs (Call-to-Action): Frases imperativas como “compre”, “ligue hoje mesmo”, “peça já”, “acesse já”, “inscreva-se” ou “solicite um orçamento” podem ajudar as pessoas a entenderem o próximo passo após o clique no anúncio.
  • Inclua palavras-chave no anúncio: Utilizar palavras-chave no texto do anúncio mostra que ele é relevante para o que as pessoas estão pesquisando.
  • Verifique se o anúncio é coerente com a Landing Page: Certifique-se de que as promoções ou os produtos anunciados no AdWords sejam pertinentes para a Landing Page, isso é, que estejam presentes nela, para evitar que as pessoas abandonem o site por não encontrar o que estavam procurando.
  • Utilize todas as extensões de anúncio possíveis: as extensões de anúncios complementam as informações, deixando-os ainda mais atraentes (falaremos mais deles à seguir).
  • Realize testes: Crie diversas variações dos anúncios, respeitando o tema de cada grupo e suas respectivas palavras-chave, com o objetivo de ver qual tem o melhor desempenho.

 

Extensões de anúncio

As extensões de anúncio, como dito anteriormente, são configuradas no nível de campanha, mas podem ser ativadas após a criação dos anúncios. Essas extensões são de extrema importância, pois exibem informações adicionais sobre o que está sendo anunciado.

Elas ajudam a dar mais destaque para os anúncios que aparecem acima dos resultados de pesquisa orgânicos (gratuitos), e ajudam a melhorar a taxa de cliques (CTR, que como visto anteriormente, é um dos fatores do Índice de Qualidade) dos seus anúncios. Quanto mais cliques seu anúncio receber, mais tráfego de clientes você receberá.

 

Extensões de aplicativo

Essa extensão exibe um link abaixo do texto do anúncio que direciona os usuários à loja de aplicativos ou inicia o download do aplicativo, em caso de uma busca feita por dispositivos móveis.

Links Patrocinados extensões de aplicativo

 

 

Extensões de chamada

Com essa extensão, o anúncio permite que as pessoas cliquem em um botão que ligará diretamente para o número utilizado na configuração da extensão.

 

Links Patrocinados Extensões de Chamada

 

 

Extensões de local

A extensão de local, como o próprio nome já diz, exibe o endereço da empresa no anúncio para as pessoas que estão próximas à loja física.

Links Patrocinados extensões de local

Extensões de comentários

O Adwords consegue identificar dentro do seu site, blog ou página do Google Business algum comentário positivo, e pode exibir esse comentário nos anúncios, com o objetivo de transmitir credibilidade.

Links Patrocinaods extensões de comentário

Extensões de sitelinks

Os sitelinks são outras páginas do seu site que podem ser exibidas nos anúncios, para oferecer outras possibilidades relacionadas para quem está realizando uma busca.

Links Patrocinados extensão de sitelinks

 

Extensões de frase de destaque

As frases de destaque ajudam a chamar a atenção da pessoa que realizou à busca com frases que indicam benefícios oferecidos pelo anunciante. Vale usar a criatividade, mas sempre com coerência ao que está sendo anunciado.

Links Patrocinados extensões de frase de destaque

Avaliações de consumidores

Se existe algum tipo de pesquisa, algo que qualifique a empresa perante à concorrência, vale a pena ativar essa extensão, pois ajuda a comprovar qualidade e credibilidade.

Links Patrocinados avaliações de consumidores

Visitas anteriores

Quando uma pessoa gosta da experiência que teve em um site, é normal que ela retorne, principalmente em e-commerces. Lembrar que ela já esteve lá pode ser uma boa ideia para trazê-la de volta.

Links Patrocinados visitas anteriores

Snippets estruturados dinâmicos

O Adwords consegue identificar dados estruturados dentro das páginas de destino, e consegue exibir algumas informações complementares no anúncio, utilizando essa extensão.

Links Patrocinados snippets estrurados dinâmicos

Classificação do vendedor

Estrelinhas chamam a atenção. Elas deixam o anúncio atraente, e ainda confirmam que se trata de um produto de qualidade, bem avaliado por outros consumidores.

Links Patrocinados: classificação do vendedor

Extensão de preços

A novidade que foi citada no início deste post já está disponível para ser utilizada. Vale destacar os anúncios para mobile com os preços, já que muitas vezes eles são fatores decisivos para os consumidores.

Links Patrocinados: extensão de preços mobile

 

Palavras-chave

Ainda na criação do grupo de anúncio, é necessário informar as palavras-chave que serão utilizadas para segmentar o anúncio que acabou de ser criado.

Também é possível dar um lance padrão (CPC máximo) para todas as palavras-chave que serão inseridas no grupo de anúncios.

Abaixo, temos um exemplo de como as palavras-chave devem ser distribuídas em seus respectivos grupos de anúncios:

Links Patrocinados: palavras-chave

Tipos de correspondência de palavras-chave

Normalmente, as pessoas realizam buscas no Google de maneira diferente. Por exemplo, uma pessoa pode procurar por “tênis preto”, e outra pessoa pode ser mais precisa, procurando por “tênis preto da nike”.

No final das contas, ambos são tênis pretos mas, se o anunciante não possui um tênis da marca Nike, será que ele deveria exibir seu anúncio para a segunda pessoa?

É de extrema importância definir a correspondência para cada palavra-chave e ajudar a controlar o grau de correspondência entre o termo de pesquisa de uma pessoa e a palavra-chave, para que seu anúncio seja acionado para quem realmente poderá se interessar por ele.

O AdWords permite as seguintes opções de correspondência:

  • Correspondência ampla (sem nenhum símbolo): permite que seu anúncio seja exibido para pesquisas de frases semelhantes e variações relevantes.
  • Correspondência de frase (entre “”): permite que seu anúncio seja exibido somente para pesquisas que incluem a frase exata ou variações aproximadas dessa frase exata, com palavras adicionais antes e depois delas.
  • Correspondência ampla modificada (com um “+” antes do termo): permite que o anúncio seja exibido quando a pesquisa for feita utilizando variações aproximadas, mas não sinônimos da palavra-chave.
  • Correspondência exata (entre [ ]): permite que seu anúncio seja exibido somente para pesquisas de uma frase exata ou variações aproximadas da frase exata, sem outras palavras.
  • Correspondência negativa (com um “-” antes do termo): impede que seu anúncio seja exibido para todas as pesquisas que incluam esse termo.

Confira na tabela abaixo exemplos de utilização:

Links Patrocinados: correspondência de palavras-chave

Fonte: Support Google

É possível escolher uma ou mais opções de correspondência para uma palavra-chave. Se não for especificada nenhuma opção de correspondência, as palavras-chave serão consideradas como correspondência ampla.

Ao final, com tudo devidamente organizado, temos a seguinte estrutura:

Links Patrocinados: estrutura

Relatórios

Depois de criar a conta, as campanhas, os grupos de anúncios, os anúncios e as extensões, está tudo pronto para começar a exibição dos anúncios. A partir daí, vem uma das partes mais importantes, senão a mais importante, que é o acompanhamento. Através de um bom acompanhamento, é possível otimizar a campanha para conseguir resultados cada vez melhores.

Para isso, o Adwords oferece a possibilidade de gerar relatórios que exibem métricas de desempenho, desde que os anúncios são visualizados, passando pelo momento em que recebem os cliques ou interações e também no pós-clique, identificando a contabilização de conversões.

Com esses relatórios, você visualiza os resultados referentes aos usuários que clicaram nos seus anúncios.

Para gerar os relatórios, basta clicar em “Relatórios” no menu principal, e em seguida, clicar em “+ Relatório”, como indicado na imagem:

Links Patrocinados relatórios

Existem diversos tipos de relatórios, e é possível configurar todas as métricas que são necessárias para seu acompanhamento.

Por exemplo, quais campanhas geram mais conversões e receita? É possível analisar quais palavras-chave estão de fato trazendo retorno para a campanha, e até mesmo descobrir qual o melhor horário do dia para exibir seus anúncios.

É possível também exportar todas as informações, o que facilita muito para que outras pessoas envolvidas com a campanha tenham acesso aos resultados.

Pode parecer complexo e algo extenso, mas o AdWords é uma plataforma intuitiva, simples de ser utilizada. Porém, como tudo, exige prática para ser dominada e muito acompanhamento para alcançar bons resultados.

Mais Posts Interessantes.

Otimização de Sites – Palavra Chave

Palavras Chaves   Palavras-chave são as estrelas quando o assunto é otimização de sites: como...

Marketing Digital: idosos conectados ultrapassam os 5 milhões

Aumento de quase 1.000% no número de idosos internautas aponta oportunidade de negócios para...

Como preparar uma transmissão no YouTube Live

You Tube   O Google anunciou em agosto de 2016 o fim do Hangouts On Air e sugeriu que a...