O departamento de marketing não é uma exclusividade das grandes empresas. Pequenos e médios negócios podem e devem implementar essa disciplina e colher bons resultados. Afinal, não é apenas um bom produto ou serviço que garante o sucesso da empresa, é importante posicionar corretamente a marca e comunicá-la para o público certo, em outras palavras, de nada adianta investir no desenvolvimento de um carro e deixá-lo guardado na garagem.

Entendendo a importância da área de marketing para empresas de qualquer porte, a segunda grande questão é: você está colocando o marketing da sua empresa nas mãos de pessoas com  conhecimento, detentora de uma visão de longo prazo e com habilidade para montar um planejamento para alcançar seus objetivos de negócio? 

Se sua resposta é sim, você está no caminho certo. Se a resposta é não, uma boa alternativa para seu negócio é a terceirização do marketing. Com uma equipe terceirizada você pode: otimizar custos, trazer um novo olhar para a sua empresa, otimizar seu investimento, ter processos implementados para sua equipe atual, além de facilitar – e muito – a comunicação entre empresários e fornecedores de comunicação (como agências, produtoras etc).

 

  • Terceirizar o departamento de marketing

A terceirização do departamento de marketing precisa ser feita com uma assessoria de confiança. Afinal, a empresa contratada para o serviço necessitará ter acesso a informações sobre seu negócio. Para que a mesma obtenha um resultado totalmente efetivo do planejamento estratégico, a sua equipe de marketing terceirizado necessitará estar totalmente submersa no dia a dia da empresa. Caso isso não aconteça, todos os esforços e investimentos feitos serão desnecessários. 

Então, comunicação entre ambas as partes é fundamental. Só com a submersão completa a consultoria em marketing atingirá seus objetivos e trará resultados satisfatórios. 

 

  • Não preciso de um departamento inteiro, e agora?

Considerando tempo e custo como decisórios na escolha de terceirizar o departamento, existem alternativas que fornecem uma orientação para o empresário, promovendo a transferência de conhecimento e um norte sobre os processos de marketing. Esta alternativa, também conhecida como “mentoria de marketing” ou “marketing mentoring”, ajudam o micro e pequeno empresário com o pontapé inicial que ele busca, em muitos casos.

Sendo assim, em ambos os casos a busca pelo marketing são importantes, basta adequar o modelo à necessidade da empresa e ao momento do negócio. O ideal é que a empresa considere seus objetivos com o marketing e os efeitos antes de tomar essa decisão. A terceirização de marketing permite o pensamento e a aplicação de uma estratégia de longo prazo, enquanto a mentoria de marketing orienta o empresário para que ele consiga aplicar a estratégia com sua própria equipe ou até mesmo sozinho.

 

E você, que tipo de marketing planeja aplicar em sua empresa?

Mais Posts Interessantes.

Como iniciar uma estratégia de Marketing de Conteúdo na sua empresa

As estratégias de marketing digital estão cada vez mais comuns na comunicação das empresas. O...

Mensuração de resultados: entenda a importância de medir as ações de Marketing e Vendas

Saiba tudo sobre a mensuração de resultados, por que ela é tão importante para os times de...

Por que os consumidores fazem tantas buscas antes de comprar?

Sem arrependimentos: por que os consumidores fazem tantas buscas antes de comprar? Lisa Gevelber,...