Descubra como criar confiança e ajudar o consumidor a tomar uma decisão dentro do seu site

  

Você já deve ter lido que o tempo de atenção do consumidor diminuiu bastante por causa da internet, estudos mais recentes definem nosso tempo de atenção entre 6 e 8 segundos, menor que um peixe dourado que consegue prender sua atenção em um objeto por 9 segundos.

Como criar um site vendedor nesse cenário? O artigo a seguir destaca alguns dos principais pontos de atenção do consumidor para ajudá-lo a transformar o seu site numa máquina de vendas e conquistar clientes que vão se tornar seus fãs.

 

1) Resolva um problema

 

Pessoas pesquisam sobre como resolver um problema, seu site está organizado de forma a destacar qual problema você resolve? Além de ajudar na indexação, o foco no problema vai ajudar a responder a principal dúvida de qualquer visitante: “o que essa empresa faz?

No dia-a-dia você geralmente recomenda um produto ou serviço para um amigo quando ele comenta de um problema: Como tirar uma mancha? Onde alugar um smoking? Como escolher o seguro ideal? Que tipo de dieta fazer? E assim por diante.

Dê destaque no topo da página inicial para o que você faz e tenha certeza de resumir em uma frase curta. Se a pessoa tiver interesse ela continuará rolando a tela e clicando para saber mais detalhes.

 

2) Conte sua história

Quando queremos dizer que nossos produtos e serviços são de qualidade superior podemos descrever de duas formas: falando tecnicamente dos produtos e do processo, o que provavelmente muita gente não vai entender; ou contando nossa história: o que fazíamos no passado, quando tivemos a ideia de criar a empresa e algumas etapas do caminho que trilhamos até hoje. Pessoas se identificam mais rapidamente com histórias.

Ao contar sua história inclua: onde você nasceu, o que estudou, com o que trabalhou, quando surgiu a ideia de criar a empresa, porque você é apaixonado por resolver esse problema. Esses são os principais elementos para contar uma história empreendedora que vai cativar seus futuros consumidores.

 

3) Promova seu propósito

Eu poderia dizer que isso deve fazer parte da sua história, mas hoje o propósito é tão importante na decisão de um consumidor que vale comentar em um tópico à parte.

Segundo um estudo de 2018 da Edelman, 69% dos consumidores brasileiros decidem se compram ou boicotam uma marca com base na forma como ela lida com questões sociais.

Como a sua empresa está tornando o mundo um lugar melhor? Certifique-se de que você deixou isso claro ao explicar o problema você resolve e ao contar a sua história.

Caso sua empresa desenvolva ativamente algum tipo de trabalho conectado a uma causa ou propósito, é recomendável criar uma página em separado no seu site para explicar melhor e convidar as pessoas a participarem.

 

4) Foco no diferencial competitivo

A próxima dúvida do seu visitante é saber qual é o diferencial competitivo dos seus produtos e serviços frente aos concorrentes.

Ao invés de fazer uma grande lista de vantagens concentre-se naquilo que você tem de melhor. Não tente convencer o visitante de que você é perfeito, convença-o de que você é muito bom dentro sua proposta de valor.

Alguns exemplos de propostas de valor para te ajudar:

  • Novidade (seu produto é o último modelo)
  • Desempenho (seu produto é mais rápido, mais econômico, etc.)
  • Personalização (o consumidor pode customizar do seu jeito)
  • Terceirização (você cuida dos problemas burocráticos para o seu cliente)
  • Design (o produto é bonito e fácil de usar)
  • Status (você atende um público diferenciado)
  • Preço (seu produto é o mais barato)
  • Redução de Custo (você ajuda seu cliente a economizar)
  • Redução de Risco (você evita que seu cliente tenha problemas)
  • Acessibilidade (deveria ser obrigatório, mas ainda é um diferencial)
  • Conveniência (você facilita a vida do consumidor)
  • Qualidade Superior (seu produto tem garantia estendida, alguma matéria prima especial, método de fabricação, etc.)

 

5) Mostre que você é confiável

Você pode ser o cara mais confiável do mundo, mas ao abrir uma empresa seus futuros consumidores vão desconfiar de você. Ter publicado a sua história no site ajuda um pouco, mas as pessoas querem saber mais.

Segue alguns elementos que podem ajudar seu site a criar confiança no consumidor:

  • Links para matérias em veículos de mídia (jornais, revistas e blogs conhecidos)
  • Links para suas redes sociais (se você já tem os perfis faz algum tempo, atualiza frequentemente e ainda não foi banido isso é um critério de confiança)
  • Depoimentos de clientes e parceiros (preferencialmente em vídeo ou com link para o site ou perfil de quem deu o depoimento)
  • Links para sites de Reviews (Google My Business, página no Facebook, Foursquare, Yelp, TripAdvisor, Booking, Expedia e Hotels.com, Guia Mais, Apontador, Decolar, iFood, Reclame Aqui, Restorando, Zomato, The Fork, etc.)
  • Deixe seu CNPJendereço e telefone visível, pode ser no rodapé do site.
  • Use um domínio próprio.
  • Certifique-se de que o registro do domínio no Registro.br é da mesma pessoa jurídica do site.
  • Liste quem são seus parceiros de pagamento, as empresas de pagamento como Paypal, Mercado Pago, Pag Seguro e outras costumam ser bem exigentes para credenciar novas empresas e isso transmite mais confiança.

Se o seu visitante passou por toda essa jornada provavelmente ele deve ter se transformado em mais um feliz consumidor. Boas vendas!

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