Tendências de Marketing Digital para 2020 apresentadas no RD Summit

 

1. Fabio Prado Lima – Anúncios por estágio do funil

Fabio Prado Lima é outro que costuma arrancar aplausos entusiasmados das plateais do RD Summit. Sua especialidade são os anúncios, mais especificamente Facebook Ads e Instagram Ads. Para 2020, em busca da otimização dos orçamentos, ele sugere pensar em anúncios para cada estágio do funil.

No topo, aponta Fabio, o foco são os públicos semelhantes, dados demográficos, comportamentos e interesses. Ele lembra que você pode excluir quem já interagiu com a empresa, como visitantes do site, Leads, compradores e fãs.

Já no meio, foque justamente em visitantes do site, Leads, fãs e, também, envolvedores, e exclua os compradores. Chegando ao fundo, é o momento de incluir quem adicionou produtos ao carrinho, mas não concluiu a compra. Os compradores, portanto, são excluídos novamente. E quanto investir? Depende. Fabio indica começar pequeno e testar muito.

 

2. Ann Handley – Humanização do email

Ué, a rainha do conteúdo resolver falar de email marketing? Sim, pois também tem muito conteúdo nesse canal! A própria Ann Handley e sua empresa, a Marketing Profs, tem uma newsletter extremamente popular entre os conteudistas desse mundão. Ela não falou só sobre email, mas apontou caminhos interessantes para o formato.

Quando escrevo para a minha newsletter, penso em um assinante. Pode ser alguém com quem conversei aqui no evento ou em uma rede social. Quanto mais pessoal for, mais universal vai ser, e mais humana a minha voz será. Independentemente do número de pessoas que recebem, você envia para uma caixa de entrada.

O segredo, portanto, está na humanização. Mesmo que seja um conteúdo que vai para uma base grande e em geral pouco segmentada, como uma newsletter essa mensagens são recebidas individualmente. Ann Handley é uma grande fã de contar boas histórias, e vê o email como uma ótima forma de entregá-las ao público.

 

3. Liliane Ferrari – Humanização do marketing

Você já deve ter reparado que a humanização esteve na pauta de vários palestrantes do RD Summit 2019. Liliane Ferrari foi além e apontou a humanização do marketing com não apenas uma tendência, mas uma necessidade. Para isso, ela indica que os profissionais se atentem a 3 pilares: emoção, empatia e ética.

Uma forma de fazer isso, de acordo com Liliane, é ir contra algumas das práticas indicadas por alguns profissionais de copywriting. Ela recomenda uma abordagem de “menos escassez e promessas”, deixando o cliente comprar os produtos e serviços no tempo dele. Ou seja, sem invadir o seu espaço, e lembrando que são pessoas do outro lado.

E por que fazer isso? Liliane diz que humanizar o marketing é uma questão de acompanhar a geração atual. Para ela, os jovens são mais conscientes e atentos ao detalhes. Eles querem saber, por exemplo, quem fez suas roupas. Liliane Ferrari acredita que as empresas mais humanas vencerão.

 

4. Interney – A era da voz

Edney Interney Souza é garantia de grande público no RD Summit. Presença constante na lista de palestrantes, Interney é referência em internet e blogs há cerca de 20 anos no Brasil. Isso não faz com que ele se acomode, muito pelo contrário: está sempre de olho no futuro do Marketing Digital. Para 2020, ele anunciou a chegada era da voz.

Ela veio para substituir a era dos likes. Eles estão literalmente sumindo de redes sociais como Facebook e Instagram. As pesquisas por voz, por sua vez, estão cada vez mais presentes nas casas de todo o mundo, com os dispositivos por ela acionados. É preciso otimizar nosso conteúdo para responder a esse novo tipo de demanda.

Nesse mundo baseado em voz, é preciso pensar em conteúdo como serviço. Que problema você resolve para o usuário? É preciso entender o que o usuário está buscando.

 

5. Gary Vaynerchuk – Fazer um podcast

Já falamos de voz, então nada mais natural que falar de podcasts. Para a principal atração do RD Summit 2019, Gary Vaynerchuk, você deveria, inclusive, começar o seu podcast agora mesmo. Não, não é amanhã ou muito menos na semana que vem, é agora mesmo! Ele recomenda, porém, que você tenha paciência para colher os resultados.

Gary Vee é conhecido por antever tendências, então você deve estar se perguntando: podcast já não é algo que vem sendo indicado há muito tempo? Para ele, porém, os programas em áudio são uma ótima forma de conseguir algo que, hoje, pode ser considerado groundbreaking: alcance orgânico.

Além disso, é um formato que permite seguir outra orientação de Gary: oferecer algo às pessoas sem pedir nada em troca. Um podcast pode oferecer valor e conteúdo, demonstrando sua autoridade sobre o seu mercado. Sobre estar constantemente pedindo informações de visitantes, Gary Vee crava o seguinte:

Se vocês estão tentando dar um nocaute o tempo todo, as pessoas vão aprender a desviar.

 

6. Wil Reynolds – União do SEO com o PPC

Normalmente, no Marketing Digital, tratamos o SEO e os links patrocinados como “disciplinas” diferentes. Para Wil Reynolds, que retornou ao RD Summit após 3 anos, as duas coisas devem andar juntas. Ao menos na análise de dados para otimizar os resultados e economizar seu precioso orçamento.

Como exemplo, usou um banco, cliente dele, que estava gastando com a palavra-chave “bank account”. Havia muita procura por ela no Google, mas o que as pessoas estavam procurando, na verdade, era a música Bank Account, do rapper 21 Savage. Ela havia sido lançada na época e fazia sucesso. Wil economizou 60 mil dólares em 15 segundos.

Não é do interesse do Google avisar que uma palavra-chave não tem o significado que você quer quando você está pagando.

 

7. Cristiano Santos – Humanização no LinkedIn

Cristiano Santos é um dos maiores especialistas em LinkedIn do Brasil, sendo inclusive Top Voice da plataforma. Ele é, portanto, alguém que pode falar com propriedade sobre como aproveitar a rede social profissional da melhor forma. Cristiano indica humanizar seus posts e estar presente de fato, dialogando.

Compartilhe conteúdo e conhecimento, mostre suas expertises, marque presença e dialogue. Seu perfil deve ser um local para compartilhamento de suas experiências. Fale sobre o que mais sabe e dê sua opinião sobre assuntos relacionados a isso. Mostre que você domina determinado assunto e torne-se relevante entre seus conhecidos.

 

8. Eric Santos – Evolução do Marketing Digital

A palestra do CEO da Resultados Digitais, Eric Santos, abordou o tema da evolução. Ele falou sobre isso em diversos aspectos da vida profissional, da empresa e até mesmo do próprio RD Summit. Porém, entrou em mais detalhes na evolução do Marketing Digita. Para Eric, precisamos começar a pensar como publishers.

Pense como um publisher: construa, faça parcerias ou compre uma empresa de mídia no seu segmento. Diferencie seu conteúdo e crie algo realmente diferenciado em qualidade, escopo e formato.

Agindo assim, a empresa tem maiores possibilidades de ser bem sucedida em outra tendência apontada por Eric: “customer for life”. Ou seja, manter um relacionamento duradouro com seus clientes, provendo felicidade, e ver as pessoas como um ativo estratégico. Acabou aquilo de só vender e não se preocupar com o churn.

Mais Posts Interessantes.

Alerta de tendência no Google: buscas por “perto de mim”

Alerta de tendência: buscas por "perto de mim"   O consumidor brasileiro está cada vez menos...

Fuja destes Erros nas Automações de Email Marketing

  Email Marketing: Erros a evitar na automação de email marketing:   Erro número 1: Não...